segunda-feira, 26 de maio de 2014

Futsal | Feirense vai criar novos escalões de formação

Feirense vai criar novos escalões e abre uma Escolinha de Futsal para apostar na formação

As captações já estão a decorrer e estão abertas a todos os jovens do concelho e arredores

Com apenas um ano de trabalho com os escalões de Benjamins e Juvenis, Miguel Rosário, coordenador da formação do Feirense Futsal está a trabalhar na criação de novos escalões já para a próxima temporada.

Já era uma ideia em mente e por isso, a imposição da Federação Portuguesa de Futsal, veio apenas dar o pontapé de partida para a implementação dos escalões de formação do Feirense, associados à modalidade. Actualmente, com equipas de Benjamins e Juvenis implementadas há um ano, a próxima temporada avizinha-se de grandes mudanças com a criação do projecto ‘Feirense em Crescimento’, o qual permitirá a criação dos escalões de infantis e juniores. As captações já estão a decorrer e aliam-se à abertura da Escolinha de Futsal do CD Feirense já no próximo mês de Outubro.

Formação dos escalões com jovens do concelho

Com o intuito de tornar o clube uma referência na formação de jovens e, num futuro próximo, criar condições para que estes jovens possam integrar o plantel sénior, o CD Feirense tem inscrições abertas para os diversos escalões da modalidade. O projecto inicial lançou duas equipas – Benjamins e Juvenis – e contou com a adesão de alguns jovens do concelho, parte deles oriundos da Casa do FCP, em Lourosa. Com as equipas organizadas, em finais de Agosto do ano passado, a equipa de Juvenis foi-se compondo, até ao início do campeonato, num total de 11 jogadores integrados. Já os Benjamins foi uma tarefa árdua. Com data prevista de arranque do campeonato, por volta do mês de Outubro, a equipa técnica iniciou as captações nas escolas, e o arranque foi dado apenas com seis elementos na composição do plantel. Entretanto os “meninos” do futsal foram dando a conhecer a modalidade e a equipa acabou por ser constituída por 10 jogadores os quais, facilmente, conseguiram progredir, apreendendo as regras básicas da modalidade.

Maioria dos jovens são primeiras inscrições

Dos cerca de 23 elementos que actualmente estão integrados no Feirense Futsal, cerca de 15 são novas inscrições na associação, o que dá um alento maior a esta equipa de trabalho. Segundo Miguel Rosário, coordenador da formação feirense este factor é bastante importante uma vez que permite uma margem de progressão diferente. “Sabemos que quer em Juvenis, quer em Juniores, é muito difícil apanhar jogadores de primeira inscrição no futsal, porque a maior parte deles já tem colocação nos clubes e por isso não podemos dizer que esses jogadores são de formação do Feirense” – referiu o responsável.

Juniores irão reforçar o plantel sénior

Certo é que no Feirense estes e outros jovens, que pretendam abraçar a modalidade, terão melhores condições do que em qualquer outro clube, em parte, pela enorme projecção que a instituição tem e pelo facto de que, num futuro próximo, os jovens que componham a equipa de Juniores neste arranque de temporada terão integração na equipa sénior a qual está, actualmente, na II Divisão Nacional.

E a garantia é mesmo essa. A trabalhar em parceria com o técnico Joaquim Augusto, a coordenação das camadas jovens sabe que a competição em que os séniores se encontram levará, forçosamente, à necessidade de reforçar o plantel e por isso a ideia é compôr o plantel com alguns elementos da formação.

Captação a decorrer

Aberto a todos os atletas e potenciais atletas que pretendam conhecer melhor a modalidade e vestir a camisola dos azuis e brancos, as inscrições para os diversos escalões do Feirense Futsal já se encontram abertas. O local escolhido para o efeito é o Pavilhão da Escola Secundária de Santa Maria da Feira onde os jovens podem ter o primeiro contacto com a modalidade.

Das 20 às 21h, a captação é destinada aos jovens dos 9 aos 10 anos (Benjamins) e dos 11 aos 12 anos (Infantis). Uma hora mais tarde decorrem as captações para os restantes escalões, destinados a jovens dos 12 aos 19 anos.

Guarda-redes são as grandes lacunas

Sendo que na próxima época, metade dos actuais Benjamins passam para os Infantis, para integrar este segundo escalão já foram aparecendo alguns jovens que, por intermédio de colegas ou mesmo nas escolas, foram tendo o primeiro contacto com esta modalidade.

A grande falha reside mesmo nos guarda-redes, uma vez que, actualmente, o único elemento dessa posição em campo transitou dos Benjamins para os Infantis. Contudo todas as posições são importante de preencher e por isso o Feirense vai apostar na promoção da modalidade, junto das escolas.

Escolinha de Futsal destinada aos mais pequenos

O culminar do projecto será mesmo a criação de uma Escolinha de Futsal a qual deverá abrir portas, por volta dos meses de Outubro e Novembro, e que integrará meninos dos 4 aos 8 anos.

Com treinos previstos aos Sábados, no Pavilhão da Escola Secundária de Santa Maria da Feira, a ideia é permitir que os mais pequeninos tenham as primeiras noções da modalidade. Fazer uma boa recepção, um bom passe, aprender a

gostar da modalidade e auto-disciplinarem-se serão as bases desta escola, de forma a que, aquando a chegada ao momento da competição, primeiro escolherem a equipa do Feirense e depois não terem que passar pelo processo de aprendizagem total.

Os objectivos dos escalões para a próxima temporada

Para os plantéis de Juniores e de Juvenis, o grande objetivo é ser competitivo e lutar por lugares que possam dar acesso à Fase do Nacional. Neste sentido, qualquer um dos plantéis, vai ser composto entre 12 e 14 atletas e as equipas técnicas terão um preparador físico, que vai programar todos os aspectos relacionados com as cargas físicas; um ou dois treinadores de guarda-redes, que ficaram responsáveis pelo treino especifico desta posição; e um treinador adjunto.

Para o plantel de Infantis, o objetivo é dar continuidade ao trabalho de adaptação à competição e continuar a aumentar os níveis de competitividade, o plantel terá de ser aumentado e reforçado e a equipa técnica será composta por um treinador e um treinador adjunto.

Já nos Benjamins, o objetivo é criar rotinas disciplinadoras nos futuros pupilos, e dotar estes de qualidades técnicas e tacticas. O plantel não terá limite de jogadores, uma vez que nesta idade é necessário um grande número de atletas, e a equipa técnica terá um treinador e um treinador adjunto.

in: jornal Correio da Feira

Sem comentários:

DESTAQUES

CICLISMO | A equipa do Vito-Feirense – BlackJack